Será que seu pet gosta de banho? Veja dicas e surpreenda-se.

seu pet gosta de banho

Quando falamos de cachorros e gatos, sabemos que algumas raças de pet gosta de banho, outras nem tanto. E, ainda, há os  pets que gostam de se aventurar em piscinas, rios e praias. Mas, e  o seu pet, será que ele gosta de tomar banho, nadar?

Até mesmo entre gatos, que são famosos por serem ariscos à água, encontram exceções em algumas raças. Por exemplo, as raças “Maine Coon”, “Americano de Pelo Curto”, “Gato de Bengala” e “Gato Manx”, são exemplos de raças de bichanos que adoram curtir um bom banho ou até alguma atividade na água.

Já no mundo canino, é mais comum vermos espécies que se divertem quando caem na água, como “Setter Irlandês”, “Golden Retriever”, “Labrador Retriever”, “Cão D´Água Português, e até mesmo o Poodle.

Não podemos esquecer que vários bichos de raças não definidas, sejam gatos ou cães, que gostam muito de água.

Mas, independente da raça, seu pet pode ser acostumado desde pequeno a ficar bem calmo na hora do banho, ou, ainda, curtir uma natação.

 

Dicas para um banho mais tranquilo

Faça com que esse momento seja prazeroso para seu melhor amigo, então lhe ofereça algo que ele gosta, como um petisco, ou deixe por perto algum objeto que ele costuma brincar. Ele se sentirá mais seguro só por você estar ao seu lado, mas esses mimos certamente o farão se sentir mais protegido.

Antes do banho, escove bem os pelos dele, isso removerá pelos soltos, principalmente se ele tiver pelos longos. E fazendo movimentos bem tranquilos, ele sentirá como um carinho.

Tome cuidado com a temperatura da água, é importante que não esteja nem muito quente, nem totalmente fria. A temperatura morna é sempre a mais indicada.

Preste atenção no piso, se for muito escorregadio, seu amigo poderá se assustar. O piso molhado e com o impacto das unhas, ele escorregará mais fácil e muito rápido. Utilize tapetes de borracha para evitar que ele tenha esse susto.

Utilize um shampoo adequado ao tipo de pelo de seu pet. E cuidado com as orelhas, algumas raças de pets, principalmente as que tem as orelhas mais caídas, já tem uma tendência de desenvolver problemas no ouvido, por ficarem mais abafados. Assim, se ficar água após o banho, pode ser um agravante para infecções. Então, não jogar água direto dentro do duto do ouvido, é sempre uma cautela importante, jugando água e sabão por cima.

Após o banho seque bem com uma tolha bem felpuda, primeiro no sentido contrário dos pelos para tirar o excesso de água, depois no mesmo sentido, juntamente com a utilização de um pente ou escova adequados ao tipo de pelo de seu pet. Seque os ouvidos com cuidado.

O uso de secadores é indicado, mas evite temperaturas quentes e se seu pet for muito assustado, há secadores sem som, próprios para essa finalidade.

 

Quando o banho é no Petshop

Sabemos o quanto nossos pets são importantes para nós! Assim, quando o mandamos para tomar banho nos petshops, queremos saber se o tratamento com eles é adequado.

Por isso, é importante escolher um local para o banho e não ficar mudando, se tudo estiver dando certo, a não ser que seja extremamente necessário.

Reparar se o comportamento do seu pet não muda quando ele vai para o petshop, se ele vai tranquilo, ou se fica assustado quando você o leva, ou quando o pegam em sua casa. Se houver mudança de comportamento, fique atento!

Conheça o local, veja se enquanto ele espera, se fica em um local adequado, se se socializa bem com as pessoas que irão cuidar dele.

Mesmo que seja um petshop do tipo “leva e traz”, conheça o local primeiro, e vá buscá-lo de vez em quando.

Não esqueça que seu pet não tem como falar e lhe dizer se algo estiver errado, mas há esses sinais e outros que poderão lhe dizer se algo estiver errado!

 

Você também pode gostar desse texto:

https://pataseciaofc.com.br/seu-pet-enxerga-cores/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima